Quando O Blog Começa A Consumir A Tua Vida

10:13


Blog

Devem ter reparado que esta semana não houveram publicações novas e isso tem um motivo. Tal como o título do post indica senti que o blog estava a consumir a minha vida.

Hoje em dia existem milhares de blogs e para se chegar com um a algum lado a concistência é a chave (tal como a qualidade de conteúdo) e isso até hoje nunca foi um problema para mim. Eu tenho o blog à 5 anos e até hoje nunca fiquei sem conteúdo para publicar, tenho sempre um/dois meses à frente já planeados, o problema é querer fazer demasiadas coisas com o tempo que tenho.

Todos sabemos que manter um blog é um trabalho a tempo inteiro mas que apenas uma percentagem muito pequena em Portugal o consegue fazer como profissão. Isso significa que 90% dos blogs que existem são criados e mantidos ao mesmo tempo que um emprego normal. E foi assim que eu comecei a sentir que estava a perder o controlo. 

Como sabem eu estou a fazer o meu estágio profissional (a.k.a. a trabalhar) o que significa que o tempo que me resta é para dividir entre o blog, familia, namorado e amigos. Com a escola, e depois com a faculdade, vamos aprendendo a fazer a gestão de tempo entre trabalho e lazer, só que eu nunca considerei o blog como um trabalho. O blog foi criado por necessidade e mantido por paixão o que faz com que eu diga mais rapidamente que é um hobbie (por gostar) do que um trabalho (obrigação). Mas o erro está mesmo aí, em ter pensado assim.

Por não o considerar um trabalho, sempre que chegava a casa e não tinha mais nada para fazer eu estava a trabalhar para o blog. Fosse quando acordasse, à hora de almoço, até ir dormir, quando estou com familia/amigos, etc. O que era o meu tempo livre passou a ser a 100% tempo para o blog

Cheguei a um ponto em que fiquei exausta do blog. Precisei de parar, respirar um pouco e ter tempo para mim.

A maioria das pessoas pensa que ter um blog é apenas escrever publicações e tirar fotografias mas a verdade é que essa parte são apenas 10% do trabalho que fazemos. Existe todo o investimento em aprendizagem, trabalho de divulgação, responder e enviar emails, estabelecer parcerias, pesquisar sobre determinados assuntos, testar produtos, edição de conteúdo, etc...

Por isso decidi parar uma semana. Se foi suficiente? Não, mas foi o tempo que estipulei de modo a não prejudicar publicações de parcerias e a não prolongar muito esta pausa. Refleti bastante sobre o meu método de trabalho e decidi estipular um horário de trabalho para o blog. E é assim que vai ter que ser. A partir de agora trabalho para o blog de X a X horas, X vezes por semana e fora disso é tempo para mim e para os meus


You Might Also Like

35 comentários

  1. Acho que, com gestão de tempo, tudo se consegue! Estou simultaneamente a "trabalhar" no blog e a fazer a licenciatura e tento sempre arranjar tempo para mim, para a minha família, para os meus amigos... No meu caso, basta ter sempre uma ideia bem definida das minhas prioridades para não deixar que nada me esgote ao máximo. Até agora, tem resultado!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu com a faculdade também conseguia conciliar tudo bem até porque estava sempre com amigos, etc, mas agora com cada um a trabalhar, outros ainda a estudar não conseguimos estar muito tempo juntos e com isso para preencher o tempo ia me sempre agarrando ao blog. A questão aqui não era gestão de tempo, era mesmo querer fazer mais e mais, estar a aprender mais, divulgar mais e quando dava por mim estava exausta. Porque podia ter visto uma série, ir dar um passeio ou outra coisa qualquer mas acabava por preferir trabalhar no blog porque gosto. Mas não tinha noção da diferença que não ter um horário e estar a fazer isto conforme podia me estava a afectar e a deixar exausta.

      Eliminar
  2. Compreendo perfeitamente o que dizes! Por vezes, também sinto necessidade de abrandar e dedicar mais tempo aos "meus" :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a nós que por vezes para encaixar tudo num dia nos deixamos ficar para trás.

      Eliminar
  3. Concordo totalmente contigo. ser blogger nem sempre é facil.

    Meanddiamonddot.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mesmo e é uma pena que as pessoas ainda o vejam assim

      Eliminar
  4. Compreendo aquilo que estás a sentir, porque houve uma fase em que eu senti que o meu blog também estava a consumir a minha vida. Nessa altura, decidi fazer uma pausa para descansar um pouco do ritmo alucinante entre estudar e trabalhar no blog, e recuperar a paixão que tinha pela blogosfera. Depois deste incidente, criei um calendário editorial para o blog, e foi a melhor coisa que já fiz. Já experimentaste? Escreves várias publicações em avanço quando tiveres inspiração, e depois, nas alturas em que estiveres mais ocupada, é só publicar.
    Outra coisa que me ajudou bastante nos últimos tempos foi abrandar o ritmo com que publicava. Sempre publiquei todos os dias (e conseguia ter vida na mesma), mas com os estágios deste ano decidi abrandar um pouco, e passar a publicar dia sim dia não, ou de dois em dois dias. Apesar de ter posts agendados e poder facilmente publicar todos os dias, preferi este ritmo para poder ter dias em que simplesmente não toco no computador, e isso tem feito maravilhas à minha inspiração.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo escrever sempre as publicações em avanço o problema é tudo o resto que não dá para agendar, como os emails, a divulgação, etc etc

      Eliminar
  5. Como te compreendo nessa parte, há muita gente que pensa que ter um blog é uma brincadeira que não dá muito trabalho, mas se engano que para criar conteúdo não é fácil, mas uma dica que te dou quando tiveres naqueles dias que tens um monte de ideias não as deixes de escrever e deixar em rascunhos, assim que tenho feito, mas também gostei da dica de ter um horário para trabalhar no blog
    Beijinhos
    Novo post (Produtos Acabados) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Acho que fazes bem em tomar uma posição por ti mesma. Sortudos são aqueles que conseguem manter um blog sem necessitar de trabalhar, mas para aqueles que dividem o tempo entre o trabalho e o blog torna-se cansativo. Aproveita algum tempo de qualidade entre amigos e família enquanto podes, pois se os teus apoiantes/leitores forem verdadeiros estarão cá sempre ^^ beijinhos

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sortudos mesmo, era tão bom fazer o mesmo

      Eliminar
  7. É muito importante que se consiga conciliar o tempo de forma a fazermos um pouco de tudo o que gostamos, mas é extremamente essencial termos tempo para quem gostamos. Nós despendemos de mesmo muito tempo para o blogue e também ouvimos muitas vezes o típico "mas é só escrever e ter coisas grátis". Naaaaada disso. Bem longe disso até! Tem que se fazer isto por gosto e ter tempo para o resto, ou então não vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo a sério, tenho amigos que me perguntam "então recebes muitas coisas?" como se fosse isso que fosse importante

      Eliminar
  8. Engraçado. Gostei de ler este texto porque eu sou exactamente o contrário.. Vejo o blog como um mero hobby e tem semanas em que posso publicar 3 textos. Outras um. Por vezes passo toda a semana sem publicar.. Para mim o importante é o conteúdo não a periocidade. Aliás hoje publiquei e demorei cerca de 45/60 mins para fazer o post. E fechei o meu dia em relação ao blog.. Talvez amanhã escreva.. Talvez não. Não tenho conteúdo programado como tu, surge na hora e vou pondo.
    Engraçado como cada um age de sua forma :).

    Se quiseres ler:
    https://oblogdacamilablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. O importante é que escrevas e publiques quando realmente queres e que isso não seja algo que fazes por "obrigação". Obviamente que o significado de "blogar" é diferente para cada um, porque vai depender do objetivo. Mas o importante é nunca nos esquecermos da vida real... Porque o tempo passa, os momentos não se repetem e as pessoas não são eternas. E por muito importante que isto seja na vida de alguém (e com isto não estou a fazer uma crítica, porque hoje em dia todos sabemos que o blogging é para muitos um trabalho como tantos outros), nunca poderá substituir a vida real, que não pára e que deve ser vivida da forma que nos faz feliz!
    Quem te segue, continuará deste lado a fazê-lo, certamente :)

    Um beijinho
    LUCKY ❤

    ResponderEliminar
  10. Resulta mesmo, sim :)

    Entendo perfeitamente onde queres chegar e já senti o mesmo em algum momento.... Sempre estudei e trabalhei com o blog ativo. Era muito difícil. Era e não nego, mas a gestão de tempo torna-se fulcral e há prioridades que se elevam. Eu levo o blog muito a sério, daí não conseguir separá-lo ou, de alguma forma, compará-lo com alguma coisa!

    NEW FASHION POST | RAFFIA BAGS ARE BACK: THE REINVENTED TREND :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo teu texto, é muito raro encontrarmos quem assuma isto assim.
    Dizes "A maioria das pessoas pensa que ter um blog é apenas escrever publicações e tirar fotografias mas a verdade é que essa parte são apenas 10% do trabalho que fazemos.", a maioria pensa também que ter um blog é receber coisas grátis sem ter trabalho, sem dar de nós... Pensa que isto de ter um blog é um mar de rosas, e depois cria um e percebe que "caramba, isto é muito mais difícil do que parece!".
    Por aqui estamos numa fase profissional mais desafiante e também estamos um pouco a meia chama... Tenho muito conteúdo, muitas fotografias, muita vontade de escrever, mas falta-me o tempo.
    Vamos esperar que isto acalme esta nova semana. Hope so.
    Que tudo te corra bem e que voltes em grande :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  12. As vezes é preciso parar, refletir e redefinir objetivos e metas.Isso faz parte da nossa evolução e auto-melhoramento. É bom para ti, para os teus amigos e família e para os teus seguidores :) Tenho a certeza que voltarás ainda mais focada e com melhores conteúdos.

    E obrigada pela tua partilha sincera, efetivamente ter uma blog é um segundo trabalho muito mais trabalhoso do que as pessoas que não conhecem este mundo possam imaginar.

    By Tatiana*

    ResponderEliminar
  13. Eu já tenho o meu blogue à 8 anos, sempre foi um complemento na minha vida. Não consigo nem posso dedicar muito tempo a ele, às vezes confesso que gostava de me dedicar mais...mas a falta de tempo é tanta e claro, têm de existir prioridades. No final o importante é sentirmos-nos bem e gostar-mos do que fazemos. beijinhoos

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo a 100% , tanto o blog como o canal por vezes começam a consumir nos um pouco o nosso tempo . Eu já tive de parar durante um tempinho , respirar fundo e organizar a minha vida pessoal para depois voltar novamente .
    Pois como tu dizes ser blogger é muito mais para além de tirar fotos e escrever umas palavras .
    Beijinhos enormes linda
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente e só quem o faz é que o sabe, beijinhos :)

      Eliminar
  15. Acho que foi uma excelente decisão. Este mundo é fantástico e é muito fácil conquistar um lugar enorme no nosso coração no entanto temos imensas coisas que não podemos, nem devemos, negligenciar.

    ResponderEliminar
  16. Também já me senti assim... Infelizmente, sinto-me cada vez mais desligada de cá. Diziam-me sempre que era uma "fase", poderia ser porque passou mas bem pouco porque sentia que não estava a aproveitar as coisas que me proporcionavam para estar agarrada ao blog. Venho ao blog de vez em quando, mas não como antes :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena mas por vezes uma pausa é mesmo preciso. Quem sabe depois não voltes ao blog ou comeces um novo

      Eliminar

Instagram Pessoal

Segue-me no Bloglovin

Follow

Segue-me no Facebook