Mértola | Um Paraíso Escondido No Alentejo

14:31

Mértola

Como já tinha dito por aqui, a minha ausência deveu-se a férias e a trabalhos da faculdade (que nunca mais acabam), e se me têm seguido pelo instagram então já têm umas ideias de por onde andei. Se mesmo assim não descubriram as terras alentejanas por onde andei posso dizer-vos que o destino principal foi Mértola.

Como prometido, hoje começam então as publicações sobre a minha estadia por terras Alentejanas pois, tal como eu, secalhar também não conheciam estes pequenos paraísos que temos no nosso país.

Para quem não conhece Mértola pertence ao distrito de Beja, fica numa margem do rio Guadiana e é considerada a capital da caça (embora hoje em dia a caça esteja cada vez mais escassa nestas terras). Em tempos foi considerada cidade mas actualmente é uma vila com cerca de 2000 habitantes.

Perto da fronteira com Espanha e sendo uma vila do interior, é normal encontrar poucos jovens portugueses e mais estranjeiros que alentejanos.

Encontramos o alojamento no site do Booking e ficámos bastante surpreendidos com a procura que estava a haver, os quartos eram reservados ainda estavamos nós a decidir se gostavamos ou não do sítio. Felizmente as nossas datas eram um pouco fléxiveis pelo que nos podemos adaptar consoante as vagas existentes.

Ficamos numa hospedaría chamada Beira Rio, que como o nome indica era na margem do rio, os quartos eram acolhedores e as casas de banho com o essêncial. As pessoas foram simpácticas e o local em sí estava muito bem decorado (a minha mãe estava sempre a namorar os móveis que lá estavam). Existía a possíbilidade de ter pequeno-almoço incluído mas tinha o custo de 6 euros por pessoa, por noite, e como haviam imensos cafés e restaurantes em Mértola optamos por fazer todas as refeições fora.

Almoçar e jantar não é de todo um problema e encontram desde bons restaurantes com preços um pouco mais elevados a restaurantes mais modernos com preços bem acessíveis. De todos os sítios que frequentamos não temos nada de mal a apontar. Aconselho o Café Guadiana (já dentro das muralhas do Castelo) que tem preços muito baixos e comida muito boa. Comi lá a melhor piza que já provei por apenas 5 euros!

Em termos de supermercados em Mértola existem dois (que nós tenhamos reparado) que têm pouca opção de escolha. Mas estamos a falar de uma vila no interior com uma população reduzida pelo que é normal. Na nossa hospedaría existia uma cozinha comunitária pelo que podem optar por comprar comida e cozinharem lá.

Fazem fácilmente num dia um percurso a pé onde conseguem ver toda a vila de Mértola, tanto a parte antiga como a nova. Mas se forem durante o verão aconselho a que o façam cedo ou já ao anoitecer pois o calor nestas zonas é sempre mais elevado e nem sempre existem sombras para nos abrigar.

Existem vários museus na vila (na parte antiga) com imensos artigos recuperados na zona arqueológica do castelo que valem bem a pena a visita. Desde vestigíos árabes a casas de ferreiros e casas de tecelagem, alguns destes sítios são de visita gratuíta e os restantes têm um custo de 2 euros (o que achei um valor bastante simbólico).

Existe uma praia fluvial bem perto, não vigiada, com acesso através da parte nova de Mértola. Esta praia é o fim do percurso dos barcos no rio Guadiana, pois a partir daqui os barcos não conseguem avançar mais. Apesar de os habitantes locais dizerem que é uma praia segura e que nunca houve qualquer problema, existem vários avisos sobre as correntes fortes pelo que é sempre preciso ter muito cuidado com estes locais. Nós não fizemos praia neste sítio.

Fotografias da praia fluvial de Azenhas do Guadiana

E estas são as imagens da nossa estadia em Mértola. Foi a primeira vez que ficamos nesta vila mas gostamos imenso! Nas próximas publicações vou mostrar-vos as outras localidades que visitamos, sendo a próxima Minas de São Domingues.