Férias | Castelo De Mourão E Praia Fluvial De Monsaraz

12:20


Férias

Hoje termino as minhas publicações sobre as minhas férias relembrando-me que o verão está mesmo a ir embora e o frio vem para ficar. Se não viste as publicações anteriores podes ver aqui: MértolaMinas de São DomingosPomarão.

As localidades que vos trago hoje são muito próximas uma da outra: Mourão e Monsaraz. Como era o nosso último dia de férias decidiu-se ir para um lugar que já fosse de caminho de volta a casa e como tal decidimos que iriamos passar a tarde na praia fluvial de Monsaraz. Como saimos cedo do nosso alojamento aproveitamos para irmos conhecer primeiro Mourão e visitar o castelo, um lugar que nunca tinha ido.
Mourão pertence ao distrito de Évora, é uma vila com mais de 2000 habitantes e fica numa das margens do Alqueva. Inaugurou este ano uma praia fluvial com imensas condições para os banhistas, "a praia com cerca de 320 metros de areal, dos quais 100 metros vigiados, é composta por um relvado com 45 chapéus de sol, por uma piscina flutuante para crianças com zona de solário e com balaustrada de segurança, rede a toda a volta, e uma plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorrega." Existem dois parques de extacionamento e zona de merendas.

A famosa Aldeia da Luz pertence a Mourão, encontrando-se actualmente submersa é local com maior vestigios romanos deste concelho. Mourão foi um local que em contexto histórico serviu de fronteira durante as várias conquistas, sendo ocupado ora por Portugal, ora por Leão e Castela. Embora restem apenas ruínas do seu castelo este ainda é possivel ser visitado, tendo atenção que tem poucas condições de segurança. As muralhas não estão protegidas lateralmente e existe uma torre à qual é possivel subir onde os pisos estão bastante degradados (é possivel observar o perigo enquanto se sobe havendo locais que são apenas tábuas). As escadas são bastante estreitas e irregulares, de subida fácil mas com alguma dificuldade na descida. Se visitarem o castelo de Mourão com crianças é preciso muito cuidado.

Como a hora de almoço já chegava e o sol do meio dia nos estava a torrar, abandonamos o castelo e fomos em direcção a Monsaraz. Tinha sido este o destino escolhido para aproveitarmos o último dia de férias e não só tinhamos o estomago a colar-se às costas como estavamos a destilar ao sol. Graças a deus a quem inventou o ar condicionado senão durante estas férias acho que tinhamos morrido (com temperaturas sempre a rondar os 40º C e sombra escassa).

Como a fome falava mais alto não paramos em Monsaraz nem em Reguengos. Haviam mais castelos e aldeias/vilas antigas para ver mas acabamos por deixar isso para uma futura visita. Seguimos directamente para a praia fluvial de Monsaraz e preparamos a marmita.

Entre o estacionamento e a praia existe uma zona de merendas onde fizemos o nosso almoço. Felizmente conseguimos lugar perto do acesso à praia pois o estacionamento estava cheio e carregar coisas para a frente e para trás não era nada o que nos apetecia.

Almoçamos e fomos directamente para a água! E que bom que foi! Uma coisa boa das praias fluviais em barragens é que a água está sempre com uma temperatura bastante agradável. Ainda assim, Minas de São Domingos consegue bater esta praia por muitos pontos e a temperatura da água lá também é mais quente. Aqui passado algum tempo sentiamos o frio no corpo mas bastavam uns minutos fora de água para estarmos secos e cheios de calor outra vez. O dia foi passado neste vai vem entre a toalha e a água. 

Esta praia fluvial tem cafés, restaurante, casas de banho, enfermaria dos nadadores salvadores e chuveiros. Existe também um cais para barcos. Têm uma zona relvada com chapéus de sombra e o resto é um género de piso "liso" de pedras, uma brita muito fininha, com toldos. Se tiverem aqueles sapatos de borracha para não aleijarem os pés aconselho a usarem-nos senão levem os chinelos convosco até à agua. Existem pedras debaixo de água pelo que é preciso algum cuidado.

A praia tem uma plataforma flutuante para os mais pequenos (apesar de os adultos poderem ir apenas os pequenos andavam por lá) com um nadador salvador sempre na plataforma. É pequena comparando com a da praia fluvial do Mato, que fui nas férias do ano passado, mas aqui andamos livremente dentro de água enquanto que na outra praia não.

Se estiverem de passagem ou de férias nesta zona, rapidamente se deslocam a Monsaraz ou a Reguengos (ou até mesmo a Mourão) onde encontram restaurantes ou outros serviços caso necessitem ou queiram jantar depois de um dia na praia.


Castelo de Mourão

Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias

Praia Fluvial de Monsaraz

Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias


Férias

E assim foram as minhas férias. Como foram as vossas?

Catarina

You Might Also Like

10 comentários

  1. Nunca lá fomos, parece ser lindo!
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia nenhum dos lugares mas, pelas fotos, percebe-se que são lindos! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que paisagens lindas, nunca experimentei mas fiquei com vontade...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/5-canais-do-youtube-que-estou-viciada.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Tal e qual como eu :P Agora que tenho mais consciência dou primazia à música portuguesa. Não à popular, mas àquela que, efetivamente, tem mais sentido na letra!

    Acredito que viajar com calor não seja muito fácil!! ahah Fiquei muito contente por conhecer estes novos lugares. Os sítos são lindíssimos!

    NEW REVIEW POST | Your Face Deserves: CLEANING, HYDRATION AND LUMINOSITY!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Tanta fotografia linda!

    https://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Such an amazing Post<3
    I really love your blog. I follow you now. Hope you will follow back.
    Kiss
    http://www.swisstwins.ch/

    ResponderEliminar
  7. Que lugar lindo, amo essas arquiteturas cheias de histórias!
    ♥♥♥
    Amando seu blog!
    Beijinhos

    www.karigobeli.com.br

    ResponderEliminar

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook