Ler E Viajar Sem Sair Do Sítio

13:42



Não gosto de ler. Sim é verdade, não gosto de ler. Ou assim o disse durante anos e anos sempre que as minhas primas ou amigos começavam a conversar sobre os livros que tinham lido. Achava um desperdicio de tempo, para quê ler se podia estar a aproveitar esse tempo de maneira bem melhor?

Cresci no campo pelo que tudo o que queria era estar a brincar na rua, fazer caminhadas pelas serras e ir em pequenas aventuras, havia lá tempo para coisas como ler. Ler acontecia apenas quando era obrigada pela escola e sempre que tinha que estudar para um teste era um martírio.

Eu gosto é de estar na natureza, de viajar, de desporto, de coisas activas e ficar sentada horas e horas a ler um livro era exactamente o oposto de tudo aquilo que sou. Até que um dia vi um livro que me chamou a atenção, um livro sobre uma aventura por várias partes do mundo, um livro sobre viagens e sobre autoconhecimento, um livro que apenas com as palavras escritas na contracapa parecia descrever-me.

Comprei-o, devorei-o em dois dias e percebi que, afinal, gosto de ler. Afinal, apenas nunca tinha encontrado o que gostava de ler e ao contrário de todas as pessoas que liam romances e policiais eu queria era ler sobre viagens, sobre aventuras reais, relatadas pelos próprios e que um dia, se tiver sorte, também eu possa passar por esses locais e fazer essa aventura.

Desde que fiz essa descoberta que já li alguns livros que me fazem viajar sem sair do mesmo sítio, fazem-me sonhar acordada e esquecer o mundo que está à minha volta, fazem com que viva a mesma aventura através de imagens e detalhes, e, fez com que tivesse iniciativa de ter uma parceria com a Chiado Editora.




Pois é, a rapariga que não gostava de ler tem uma parceria com uma editora, qual não é a ironia. Mas brincadeiras à parte, a tarefa de escolher qual livro queria para ler foi um grande desafio. Acabei por escolher "Livre para correr" de Nuno Miguel Nunes.

O nome pode induzir um pouco em erro, eu no início pensava que fosse um livro sobre uma competição ou algo do género mas ao ler a descrição que se encontra no site da Chiado Editora percebi que o livro na verdade abordava muito mais a maneira de encarar a vida e de como sermos felizes.

Percebi que juntava isso tudo com uma viagem pela natureza e não resisti à tentação de querer descobrir sobre o que se tratava.



"Livre para correr" é no fundo uma carta de Nuno para os seus filhos (o que achei uma ideia genial) que foi escrita durante uma viagem de trail running nas terras escocesas.

O livro retrata a maneira de Nuno encarar a vida, um amor incondicional pela Natureza e pelas coisas que relamente nos são necessárias para viver. Eu consegui identificar-me imenso com a maneira de ser de Nuno tanto que depois de ler este livro deveria referir-me como "O" Nuno pois sinto que o conheço.

Tal como eu adoro fazer trilhos pelas serras e caminhar pela Natureza Nuno também gosta mas, diferente de mim, gosta de correr (trail running). Esse gosto fez com que fizesse algumas das viagens mais emocionantes da sua vida, e que eu acredito serem aventuras espétaculares, e o livro retrata a sua passagem pelo percurso do WHW.

Por ser uma carta dedicada aos seus filhos o grande destaque vai mesmo para como Nuno encara a vida e o tenta explicar através das páginas. Embora eu gostasse imenso desse lado do livro gostaria que o destaque tivesse ido para a viagem que senti estar pouco relatada. Sei que esse não era o objectivo de Nuno com este livro mas gostaria a viagem tivesse tido um pouco mais de importância.

As imagens ao longo do livro conseguem satisfazer essa falta de detalhe dos percursos fazendo-nos imaginar como seria estar lá naquele momento. Como nos sentiriamos? Será que conseguiamos fazer um percurso tão grande sozinhos?


Conforme me aproximava do fim do livro mais ansiosa ficava por o terminar, foi a minha companhia durante umas semanas nas viagens de comboio para a faculdade e dei por mim a desejar que as viagens fossem mais longas para poder ler mais um bocadinho.

Ao terminar fiquei com uma enorme vontade de um dia também fazer este percurso, identifiquei-me tanto com este livro, seja pelo gosto de aventura, pelas viagens sozinhos onde nos conhecemos melhor, pela maneira de ver a vida que sinto que, daqui a uns anos, talvez eu pudesse ter escrito este livro. É como se estivesse a ler um reflexo de quem sou e quero ser e agradeço imenso ao Nuno por partilhar conosco os seus pensamentos e a sua maneira de ver a vida.

Recomendo este livro a 100% e não tenho as menores dúvidas de que ajudará muitas pessoas a verem a vida da maneira correcta e a viajar para sítios fantásticos.

Catarina

You Might Also Like

34 comentários

  1. Oi Catarina, gostei muito do seu post, ler é maravilhoso e que bom que você descobriu isso. Eu amo ler sobre histórias que realmente aconteceram, como neste livro que você descreveu. São ensinamentos maravilhosos não é?
    Beijos
    Charme-se

    ResponderEliminar
  2. Eu amo ler desde muito pequena,sempre achei algo super fantástico esse "poder" de viajar sem sair do lugar.
    Amei o blog,estou seguindo.♥
    Bjs
    Blog Bonequinhas 11 ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim só é mais complicado encontrar livros que me consigam fazer viajar :)

      Eliminar
  3. Eu tenho "preguiça" em ler, mas depois de agarrar num livro para ler, devoro-o :p

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ola Catarina:) Adoreiii o post:)
    Obrigada Bjs Open Kloset By Karina
    Novo:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/12/adlib-restaurante-and-art-de-noel.html?m=1#more

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina, já eu sempre adorei ler, acho que e uma paixão desde pequenina e por isso fiquei super curiosa para ler esse livro :) Adorei a review.
    Um beijinho*
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de ler, mas ultimamente não tenho lido muito!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro ler apesar de, com a correria do dia a dia, já não o fazer há algum tempo.

    http://the-morning-sunshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro ler, é mesmo como descrever-te "viajar sem sair do sítio". Fico tão triste quando chegam as últimas páginas de um livro que estou a gostar bastante de ler.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico ansiosa por chegar ao fim e por querer saber como acaba :)

      Eliminar
  9. Sem dúvida alguma. E parte muito de nós a força de querer vencer e de mudar :) Por muito que custe! Obrigado <3

    Adoro ler e este livro é só aquele meu género favorito :D Tenho saudades de uma boa leitura :)


    NEW TIPS POST | Christmas Gift Guide: For Men And Woman.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do teu post, também não gosto de todo o tipo de leituras...
    Essa parece ser bem interessante...
    xoxo
    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Parece muito bom

    http://iameleine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Para mim foi sem dúvida e não me admiro nada de aqui uns tempos o voltar a ler :)

      Eliminar
  13. eu adoro ler
    adoro viajar
    e adoro ler em viagem

    sao momentos únicos!
    o livro parece interessante :)

    beijinho

    estou a seguir continua com o bom trabalho

    sramliberdadenegra.com

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto de ler mas sou um pouco esquisita. Nunca experimentei ler nada do género mas este post deixou-me interessada! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta quem sabe não faz parte do teu género :D

      Eliminar
  15. Ler não é a minha coisa favorita.
    O ano passado (2015) obriguei-me a ler 1 livro por mês e consegui.
    Este ano ainda não toquei num único livro -.-
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler por obrigação para mim é do pior que me podem fazer é que nem uma frase consigo fazer entrar nesta cabeça ahah

      Eliminar
  16. Muito obrigado Catarina Jesus pela análise, elogios e comentários. Fiquei, acima de tudo, muito sensibilizado pelo facto do que escrevo no livro te ter tocado emocionalmente, te teres identificado com as minhas ideias e pensares que no futuro gostarias de caminhar no mesmo sentido que eu. Desde que o escrevi que pensei um dia receber uma reacção como a tua, mas, honestamente, pensei que isso nunca viesse a acontecer. Muito obrigado, sei que consegues imaginar a minha Satisfação no momento depois de ler as tuas palavras.
    Hoje foram as tuas palavras, sem descreverem nenhuma viagem, que me fizeram viajar.... e para muito muito longe, esse sítio chama-se apenas AQUI e AGORA e é o sítio onde existe apenas amor. Beijos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada eu pelo fantástico livro que escreveu e espero um dia mais tarde poder vir a ler mais aventuras suas! E quem sabe se daqui a uns anos não farei uma aventura assim que me permita conhecer melhor a mim própria. Espero que nunca mude a sua maneira de ver a vida e que um dia todos nós a possamos ver da mesma maneira! Muito obrigada mesmo :)

      Eliminar
  17. Adoreiiii o post:) obrigada:)
    Open Kloset By Karina
    New:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/12/wasabi-running-sushi-wok-restaurant.html#disqus_thread

    ResponderEliminar
  18. Ainda não li, mas está na minha lista, parece-me mesmo muito interessante :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook